08 janeiro 2011

Educação Intuitiva

Seu objetivo é criar fortes laçõs de afetividade entre bebê/criança e seus cuidadores.

Parentagem de Apego em
8 passos:
[Attachment Parenting em inglês]

1- Nascer com Amor - Preparação consciente para a mater-paternidade e parto natural. Cultivar o tempo e espaço para que a nova família possa nascer com respeito, paz e amor.

2- Reação emotiva - Reação sensível as emoções do bebê e criança, especialmente ao choro e na comunicação não-verbal, seus sentimentos são validados para que o relacionamento entre pais e filhos cresça com respeito, empatia e autenticidade.

3- AMAmentAÇÂO - Amor em Ação - Amamentação natural, precoce, em livre demanda e prolongada com desmame gradual e sem traumas

4- ConTATO Físico- Colo e contato físico, carregar bebês em slings/pano porta-bebê , fazer massagens, cultivar o toque nutritivo

5- Cama Familiar - Particar a "cama familiar", dormir em proximidade ao bebê/criança ou juntos, tudo dentro de um padrão de segurança

6- Apego ao Cuidador - Permitir que o bebê se apegue e crie fortes laços afetivos com um cuidador (seja mãe, pai, avós ou babá). Evitar separações prolongadas e troca de cuidadores.

7- Disciplina positiva - Praticar a disciplina positiva que visa a comunicação não-violenta, afetividade e o desenvolvimento do auto controle. Educar entendendo que essa lições a longo prazo irão moldar o adulto que seu filho será.

8- Equilíbrio familiar - O equilíbrio é a chave para evitar o "esgotamento dos pais". A mãe, o pai precisa cuidar de sí mesmo e de seu relacionamento para poder oferecer o melhor de sí aos filhos.

Links:
http://www.naturkinda.com/educacao_int.html
http://www.attachmentparenting.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário