04 dezembro 2008

O que é VBAC?

VBAC - Vaginal Birth After Cesarean (em inglês)

VBAC é muito mais do que parto vaginal após cesárea!

É uma chance de auto superação, de provar que nosso corpo é perfeito, que nossos filhos podem nascer através dele, literalmente! É se doar integralmente ao filho, em todas as dores e amores, deixando a natureza vencer a tecnocracia das cesáreas assépticas.

Não é por quê não foi possível parir uma vez que não será nas próximas. Toda mulher merece ser informada, acolhida e apoiada para lutar pelo seu VBAC. A luta é grande pois alguns médicos ainda acreditam no velho jargão "uma vez cesárea, sempre cesárea". É necessário um médico que apóie, um ambiente favorável (sem pressão para a cesárea e com possibilidade de um TP ativo), e muito carinho e suporte (de uma doula, uma amiga, um "maridoulo", um aparteira, etc) para conseguir.

Por isso em VBAC o "V" significa "parto vitorioso" após uma, duas, três cesáreas.

Segundo estudos, mais de 60% das mulheres que tentam um VBAC (passam pela prova de trabalho de parto) conseguem efetivamente parir. A taxa de ruptura é mínima, 0,2% no Brasil contra 0,5% nos EUA (onde se usa aceleradores químicos). Invertamos: 99,8% de entrar e sair com útero íntegro!

Quem não teve seu Parto Normal, não desista! Vale a pena tentar!


Beijocas!
Rebeca, Doula e Mãe de Breno (Cesárea) e Alice (VBAC)

Comentário da Alex: Essa mensagem foi retirada da nossa lista Bem Nascer MG no Yahoo. Achei perfeita essa reflexão da Rebeca que foi muito vitoriosa no seu VBAC. Site da Rebeca: www.dendimim.com.br

16 comentários:

  1. Olá, estou lendo muitas informações sobre parto natural e apesar de parecer ser a melhor opção, fiquei receosa depois q li que o períneo perde 50% da força após o PN?

    Isso procede? Preciso de informações a respeito.

    Dúvida 2: Você conhece algum hospital no RJ q tenha parto humanizado?

    ResponderExcluir
  2. eu tenho 2 cesaria será que posso ter parto normal carina

    ResponderExcluir
  3. Quanta bobagem! Ter um filho por meio de uma cesária não significa que meu corpo seja menos perfeito! Quando pessoas como você irão entender que a integridade física da mãe e da criança são mais importantes do que a experiência de parir! Quanta vaidade, meu Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Integridade ou comodidade da mae? Vaidade??? Querer que seu filho venha ao mundo da melhor forma possivel, mais saudavel e no tempo certo?

      Excluir
    2. As informações sobre os malefícios, tanto para o bebê quanto para a mãe, de uma cesárea eletiva estão publicados na rede. "A cirurgia 'não pode ter como critério a conveniência da parte do profissional de saúde ou da mãe, mas, sim, conforme a viabilidade clínica, a necessidade' ".
      http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/29/cesariana-mata-sete-vezes-mais-do-que-parto-normal-diz-medico-em-brasilia

      Excluir
    3. Eu nunca soube de bebê prejudicado, pela cesária! Já no parto normal, tenho pelo menos dois exemplos em que a criança nasceu e ficou com sequelas, seja pelo fórceps de alívio, seja por ser a mãe estreita, enfim, quanta desinformação! Fiz cesária de gêmeos, alguém acha que eu deveria tentar normal? Ter gêmeos me livrou das naturebas de plantão e suas regras, que insistem em pregar desrespeitando quem optou pela cesária! Respeitem a cesária e sejam felizes nos seus VBAC, boa sorte!!!!

      Excluir
    4. Tô viva, mas sou frustrada pq nasci de cesárea! Hj tenho N problemas devido a cesárea eletiva! Cesárea foi feita para ser usada quando REALMENTE precisa! As mulheres não confiam no taco delas, acreditam em td menos q o parto normal é o melhor para o bebê e mãe!

      Excluir
    5. Tô viva, mas sou frustrada pq nasci de cesárea! Hj tenho N problemas devido a cesárea eletiva! Cesárea foi feita para ser usada quando REALMENTE precisa! As mulheres não confiam no taco delas, acreditam em td menos q o parto normal é o melhor para o bebê e mãe!

      Excluir
    6. Tenho um bebê de 1a9m que nasceu de PARTO NORMAL ou seja houve SIM o "pique" como o próprio médico me falou, porém em momento algum eles foram evasivos comigo....Agora estou gravida denovo...Uma gestação não planejada mas muito desejada...E tenho lido muito e desejado do fundo do meu coração um PARTO NATURAL. Porém quem vai decidir como será a vinda do bebê será ELE e não EU, lamento as mulheres desinformadas que tanto defendem a cesárea (pois tbm acredito em livre arbitrio e que temos o direito de escolher o que queremos par o nosso corpo), mas será que hje em meio a tantos meios de informação nenhuma de vcs percebam que o que existe hje é o MERCADO DA CESÁREA ELETIVA? O médico ganha muito bem por isso e é por isso que muitas vezes eles colocam medo na mulher (foiisso o que aconteceu comigo no meu primeiro parto) para q vc faça $$$$$$ uma cesárea com eles...e detalhe eles te citam até os motivos. Na minha visão: MÃE QUEM ESCOLHE A FORMA DE VIR AO MUNDO É O SEU FILHO E NÃO VOCÊ ......LAMENTO MAS VC NÃO TEM ESSE DIREITO PERANTE ELE.....Desculpe se alguem se sentiu ofendida, não foi minha intenção...Esse foi o MEU desabafo

      Excluir
  4. Vocês que estão pensando em ter um VBAC, leiam isso:
    http://skepticalob.blogspot.com.br/2012/08/conflicted-successful-vbac-brain.html

    ResponderExcluir
  5. Fala do que fazer né, se não se interessa pela VBAC pra que vem na página? fiquem felizes com suas barrigas cortadas e pronto!, sorte das vós e bisavós que conseguiram parir suas mães/vós em casa pra que hoje vocês tivessem aqui contra o parto vaginal né! me poupe.

    ResponderExcluir
  6. Calma, que desnecessária essa troca de alfinetadas... cada um faz o que acha melhor, e sem julgamentos...

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo...sem julgamentos, pois o importante é garantir a segurança dos bebes.Eu tive o meu primeiro filho por cesária de emergencia e acredito que foi o melhor naquele momento, estou de novo gravida e vou lutar pelo meu VBAC, não por vaidade mas por ser realmente importante para mim,assim o farei com todas as medidas de segurança! é a minha escolha e merece respeito! :)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Com tantas informações que temos hj, acredito sim que uma cesárea eletiva seja medo ou simplesmente comodidade da mãe. Uma vez que o fato do PN ser mais seguro para ambos é mais claro que água.
    Ela tem esse direito? Sim. Não é isso que está em discussão.
    Tive uma cesárea muito bem indicada depois de 36h de TP, lutando pelo melhor para meu filho. Sofri? Sim. E nos próximos 2 filhos? Vamos ao VBAC, com todo amor e toda força que tenho para lutar por meus filhos.

    ResponderExcluir